18 JUN 2024
Auxílio SOS Rio Grande do Sul – PIX SOS
O auxílio foi criado pelo governo do Estado para auxiliar famílias vítimas das enchentes de maio de 2024 e apoiar municípios em estado de calamidade pública, com decreto reconhecido pela Defesa Civil Estadual.

Quais são os critérios para recebimento do PIX SOS?

I – desabrigadas* ou desalojadas** como consequência do evento meteorológico ou, ainda, que tenham ficado desabrigadas ou desalojadas, mas já retornaram para suas casas;

II – inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF);

III – não beneficiadas pelo programa Volta por Cima, criado pelo Decreto 57.607, de 9 de maio de 2024;

IV – com renda familiar de até 3 (três) salários mínimos.

*Desabrigado: pessoa obrigada a abandonar sua habitação de forma temporária ou definitiva em razão de evacuações preventivas, de destruição ou de avaria grave decorrentes de acidente ou desastre e que necessita de abrigo.

**Desalojado: pessoa obrigada a abandonar sua habitação de forma temporária ou definitiva em razão de evacuações preventivas, de destruição ou de avaria grave decorrentes de acidente ou desastre e que não necessariamente carece de abrigo.

O município de Forquetinha foi beneficiado?

Sim, na última quinta-feira, dia 13/06/2024, houve a liberação de um lote de cartões para algumas famílias do município.

Qual o valor do auxílio?

Parcela única de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por família, a ser destinado ao responsável familiar designado no CadÚnico e utilizado conforme a necessidade dos beneficiários.

Como receber o auxílio?

Pessoas que utilizam o aplicativo Caixa Tem, da Caixa, terão o valor creditado automaticamente e não precisam ir ao ponto de atendimento.

Os demais, devem retirar o cartão SOS Rio Grande do Sul, emitido pela Agência da Caixa Econômica Federal - Rua Júlio de Castilhos, 1.029 – Lajeado.

Onde consulto se fui selecionada (o) para receber o auxílio?

O estado não autorizou a publicação do lote de beneficiários. O contato com as famílias contempladas será feito pelo CRAS.

Recomendamos que as famílias diretamente afetadas (que tenham entrado água dentro na moradia), façam a consulta, via CPF dos responsáveis.

Importante: constatada eventual irregularidade, solicitamos que seja formalizada denúncia no canal da ouvidoria do Executivo Municipal: https://www.forquetinha.rs.gov.br/portal/ouvidoria.

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação