As Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Município de Forquetinha concluíram a 2ª formação do Programa Saúde com Agente, uma importante iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio das Secretarias Municipais de Saúde.
O programa ofereceu o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, voltado aos ACS, e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, destinado aos ACE, fortalecendo a qualificação profissional desses trabalhadores que atuam diretamente junto à comunidade.
Além dos cursos técnicos, o Programa Saúde com Agente também contemplou formação continuada para tutores e preceptores, por meio de um Curso de Extensão, e promoveu uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas do setor.
Com a conclusão da formação, as agentes estão habilitadas para aferir pressão arterial, realizar testes de glicose e aferir temperatura, além de possuírem base teórica sobre fatores de risco à saúde, tanto imediatos quanto crônicos. A capacitação também fortalece a atuação na orientação da população, com informações sobre doenças, cuidados preventivos e promoção da saúde, seja no atendimento individual ou em ações coletivas, como educação em saúde, feiras e atividades comunitárias.
O Programa Saúde com Agente é uma ação inédita que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), impactando diretamente na melhoria dos indicadores de saúde e na qualidade de vida da população. A conclusão desta formação pelas agentes do Município de Forquetinha reafirma o compromisso com um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e próximo da comunidade.