Está aberta a votação para a Consulta Popular que define os projetos a serem incluídos no orçamento de 2025 do Rio Grande do Sul. O processo segue até a próxima sexta-feira, dia 6 (23h59). Além do portal on-line (https://consultapopular.rs.gov.br/inicial), os cidadãos poderão usar o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo link estará disponível na página de votação.
Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre duas e seis ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes.
PRIORIDADES
As opções de voto para o Vale do Taquari são:
1. Projeto 1 (código 340): Sistema Inteligente de Gestão de Crises e Evacuação (SIGCE) • Executado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o projeto busca criar soluções para gerenciar crises e evacuações em situações de emergência ambiental.
2. Projeto 2 (código 609): Programa de Capacitação Profissional • Voltado para a qualificação de trabalhadores dos setores da indústria, comércio e serviços, com execução pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa).
3. Projeto 3 (código 638): Fomento para Jovens no Campo • Propõe o apoio a projetos produtivos que incentivem a permanência de jovens nas áreas rurais, com execução pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), com suporte da Emater.
4. Projeto 4 (código 821): Ações Integradas para Inclusão Social e Atendimento a Famílias em Vulnerabilidade • Busca capacitar profissionais municipais para atender famílias atingidas por enchentes, com execução também pelo Consisa.
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação