A prática é uma excelente forma de exercitar o corpo de maneira suave e eficaz. Realizadas em piscinas, as aulas combinam movimentos de ginástica com a resistência da água, proporcionando uma atividade física de baixo impacto, ideal para todas as idades e níveis de condicionamento físico.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social, Heidi Grunewald, a resistência da água durante os exercícios ajuda a fortalecer os músculos e a melhorar a flexibilidade, contribuindo para a saúde articular e prevenindo problemas como a osteoartrite. As aulas são realizadas sempre nas quartas-feiras de tarde a partir das 13h15min, com duração de 45 minutos cada turma.
“Os pacientes precisam apresentar atestado médico e marcar o atendimento na recepção do Complexo Vida Saudável.” Informações pelo telefone (51) 9.8931-6995 (WhastApp).
Os benefícios
1. Melhoria da saúde cardiovascular: os exercícios realizados na água ajudam a fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea, contribuindo para a saúde do sistema cardiovascular.
2. Fortalecimento muscular: a resistência da água proporciona um excelente treinamento para os músculos, ajudando a aumentar a força e a resistência muscular.
3. Aumento da flexibilidade: os movimentos realizados na água ajudam a melhorar a flexibilidade e a amplitude dos movimentos articulares.
4. Alívio do estresse nas articulações: a flutuação na água reduz o impacto nos joelhos, quadris e outras articulações, tornando a hidroginástica uma opção segura e eficaz para pessoas com problemas articulares ou lesões.
5. Melhoria da postura e equilíbrio: os exercícios realizados na água ajudam a fortalecer os músculos do core e melhorar a postura, além de contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio corporal.
Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação
Fonte: FW Comunicação
Autor: Giovane Weber