Os municípios de Canudos do Vale e Forquetinha se uniram para a construção de uma nova ponte baixa, que conectará as localidades de Bauereck e Barra do Araguari. Com extensão de 70 metros, largura total de 4,5 metros (4,10 metros de passagem livre) e altura de 1,5 metros acima do leito normal do arroio, a estrutura foi projetada para garantir segurança e eficiência na travessia.
A fundação será feita em sapatas corridas com chumbadores químicos fixados na rocha, enquanto as laterais contarão com guardas rodas e tachas refletivas, proporcionando maior segurança, inclusive à noite.
O investimento total é de R$ 880 mil, sendo o custo dividido igualmente entre os municípios. A escolha pela ponte baixa representa uma solução econômica, já que uma ponte alta custaria cerca de R$ 4 milhões.
Segundo o engenheiro responsável, Everson Sérgio Kerbes, a estrutura será capaz de resistir a cheias pequenas e médias, oferecendo uma passagem segura e eficaz. A previsão é de que a obra seja concluída em quatro meses.
Mais segurança
Para os prefeitos Paulo Bergmann (Canudos do Vale) e Paulo Grunewald (Forquetinha), a construção da ponte é um exemplo de união e compromisso entre os municípios.
"Essa obra não apenas garante segurança e mobilidade para a população, mas também fortalece o escoamento da produção local, impulsionando o desenvolvimento econômico e a integração entre as cidades."
Desvio
As pessoas que utilizavam esse local para atravessar o Arroio Forquetinha devem buscar outro local (desvio por Bauereck até a ponte da Vila Haas ou pela rodovia ERS 424), por que durante as obras a passagem será interditada somente podendo ser utilizada pelos trabalhadores da executante.
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação
Fonte: FW Comunicação
Autor: Giovane Weber