Novo poço artesiano garante abastecimento para famílias

Comunidade de Arroio Abelha recebe estrutura equipada. Vazão chega a 20 mil litros por dia e resolve problema da falta de água

Por muitos anos a comunidade de Arroio Abelha 2 sofria com a constante falta de água. Esta situação persistia durante os 12 meses do ano e para amenizar o problema, a Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Rural fazia o abastecimento com um caminhão pipa em períodos mais críticos.

Na última semana a situação foi resolvida com o início do funcionamento do novo poço artesiano perfurado faz alguns meses pelo Executivo. Conforme o secretário Henrique Frederico Krüger, este projeto foi possível após a Sociedade de Água repassar a entidade para a prefeitura administrar.

“O antigo poço tinha pouca profundidade e a vazão era muito baixa. Com isso, a maioria das famílias dependia de vertentes ou do abastecimento feito pelo caminhão pipa. A situação prejudicou muito os moradores, pois às vezes faltava água até para as atividades básicas, como cozinhar ou tratar os animais.”

Mais saúde

Krüger destaca a perfuração de um novo poço artesiano com mais de 400 metros de profundidade e um investimento, com recursos próprios, acima de R$139 mil.

“Após 18 meses todos os dias transportando água, esta é a primeira semana em que não precisamos levar. Somos o governo que mais fez projetos nesta área e levou água potável para centenas de famílias do interior. Representa mais investimentos e mais saúde para todos.”

Além de Arroio Abelha 2, foram realizadas melhorias (perfuração de poço artesiano, troca de canos, instalação de novos reservatórios ou construção de novas redes) em Picada Kremer, no Travessão na divisa com Lajeado, São Vitor, Picada Schussler, Picada Jararaca e Picada Hunemeier.

Compromisso

Para o prefeito Paulo José Grunewald este é um dos compromissos da atual gestão, levar mais qualidade de vida e infraestrutura para o interior. “O abastecimento de água é fundamental para todos, sejam humanos, animais ou mesmo a produção. Por isso, não medimos esforços para fazer estas obras. Desde que assumimos investimos mais de R$ 500 mil em obras.”

Foto e Texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha