Município já vacinou 675 pessoas contra a covid

Secretaria da Saúde destaca a importância de manter os cuidados como uso de máscara, distanciamento social e evitar aglomerações

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde e o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia até o momento a cidade recebeu 855 doses.

Com isso, segundo a Secretária da Saúde, Habitação e Assistência Social, Heide Grunewald, foram imunizadas 675 pessoas com idade de 61 ou mais com a primeira dose. “Ao todo já temos 92 pessoas com a segunda dose.”

Com o recebimento de novas doses será dada sequência ao processo. Heide destaca a importância de manter os cuidados como o uso constante de máscara, distanciamento social, higienização das mãos e evitar aglomerações.

“Os números de casos ativos e internados diminuíram consideravelmente, sendo reflexo da implantação dos protocolos impostos, assim como os cuidados tomados pela comunidade.”

Durante esta semana foram aplicadas as primeiras doses nos profissionais de segurança (Brigada Militar). Os pacientes com sintomas devem entrar em contato por telefone no número (51) 3613-2328 para receberem as primeiras orientações.

Contato telefônico

De acordo com a enfermeira Matícia Noll, a Secretária de Saúde mantém uma mobilização, junto com as Agentes de Saúde. Estas fizeram um levantamento de quem está disposto a se vacinar.

“Quando o município fica sabendo de uma remessa e do número de vacinas que serão recebidas, a secretaria inicia o contato com a faixa etária a ser comtemplada com as doses e começam a agendar dia e horário para a aplicação.”

Segurança garantida

Segundo o comandante da Brigada Militar de Forquetinha, Alan Aparecido Melo, o serviço prestado pela instituição é essencial para a comunidade e por isso entende ser fundamental a aplicação das doses para evitar o contágio ou o mínimo de casos para não prejudicar o policiamento.

“Uma vez que se vários colegas forem acometidos pela doença, poderíamos ter um transtorno grande na prestação do serviço e por consequência, aumento dos índices de criminalidade e assim gerar insegurança aos moradores.”

De acordo com Melo, a doença é transmitida pelo contato com objetos e pessoas que estejam infectadas pelo vírus. “Nosso serviço está diretamente ligado a isso, seja em abordagens, ocorrências ou mesmo apreensões. A vacina é a melhor maneira de se proteger. Vamos todos nos cuidar e torcer para que todos tenham acesso em breve. Nos sentimos agradecidos por esse reconhecimento.”

Indicadores da Covid-19

Doses recebidas – 875

Primeira dose – 675

Segunda dose – 92

Testes realizados – 526

Casos confirmados – 163

Casos recuperados – 146

Internados – 0

Casos ativos – 16

Óbitos – 7

Casos descartados – 363

Em acompanhamento – 11

População total – 2.424

Dados atualizados no dia 8 de abril.

Mais informações pelo site: http://www.forquetinha.rs.gov.br/indicadores

Foto e texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha