A família Quinot, de Araguari, é uma das responsáveis por fazer o percentual do valor adicionado aumentar nos últimos anos. O casal Loiva, 65, e Sérgio, 67, atribui parte da evolução da propriedade e da renda aos incentivos concedidos pela administração municipal.
“Conseguimos diversificar nossa produção, aumentar a renda e assim manter os filhos para garantir a sucessão. Os programas desenvolvidos estimulam novos investimentos, a qualificar a infraestrutura e assim conseguir atender as exigências do mercado. Sem este auxílio, dificilmente teríamos alcançado tanto êxito ao longo dos 33 anos de trabalho”, destaca Loiva.
Além da criação de 4 mil matrizes, cuja administração é feita pelo filho Marcelo, os Quinot investiram cerca de R$ 3 milhões na construção de dois aviários onde alojam 30 mil aves para produção de ovos férteis. São em torno de 27 mil unidades produzidas por dia. Este empreendimento é administrado pelo filho André, juntamente com a mulher, o filho e a irmã.
“Conseguimos manter os filhos, noras e até os netos na propriedade. Aqui eles são donos do negócio, trabalham, tem renda e uma boa qualidade de vida. Tudo isso graças aos incentivos concedidos pela prefeitura”, ressalta Sérgio.
Novos investimentos
Os números comprovam a força do setor primário. Dados divulgados pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente indicam que a atividade representa 83,6% do valor adicionado previsto para 2022. Os outros 16,9% são divididos entre a Indústria, Comércio e Serviços. Conforme o secretário, Mércio Ludwig, atualmente há um aumento significativo na participação da agropecuária no valor adicionado. “Isso ocorre em função da implantação de incentivos aos agricultores e da construção de novos aviários, chiqueiros e galpões leiteiros.”
Mais obras
Conforme o prefeito Paulo Grunewald (PP) e o vice-prefeito Grasiani Galli (MDB), esse aumento é muito importante para toda a população. “É uma notícia extremamente positiva para o nosso município, entre tantas outras que recebemos nos últimos anos. O reflexo disso estará na continuação das inúmeras obras de infraestrutura em execução, bem como em investimentos em agricultura, saúde, educação, esporte e lazer”, destacam.
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha