Alunos participam de atividades sobre “Maio Laranja”

Em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Escola Municipal de educação Infantil Brincar Construindo e a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello realizam palestras, roda de conversa e demais ações com o intuito de conscientizar alunos, profissionais da educação, pais e responsáveis sobre o tema.

Segundo as diretoras Gisele Gisch e Mirna Schmitz é no espaço e no convívio escolar que a criança e o adolescente expandem sua visão de mundo e de sociedade. “Não podemos deixar de colocar no centro das discussões os riscos que toda criança pode estar correndo quando está longe de um adulto responsável. Nesse cenário, a escola tem papel fundamental: na prevenção, na identificação e no combate ao abuso sexual infantil.”

Elas destacam a importância para as pessoas e os pais ficarem atentos com os filhos, saberem o que é um toque ruim e um toque bom. Citam que é fundamental aprenderam sobre as diferenças entre abuso e exploração sexual, bem como receberam dicas de como identificar a violência, além de incentivar que situações como essas sejam denunciadas.

Para saber

O Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – é serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha