Um grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello realizou viagem de estudos para as reduções Jesuíticas, localizadas na Região das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. Conforme a professora Jaqueline Pithan, com auxílio da guia Tatiana, a turma conheceu detalhes da história da região. Ainda visitaram o Museu do Exército em Panambi, onde puderam ter contato com remédios, armamentos, aviões, carros da época da guerra.
Depois seguiram para Santo Ângelo onde visitaram a Catedral, o museu, monumento de Sepé Tiaraju e a antiga Estação Férrea da cidade, que desativada, abrigou Luis Carlos Prestes e Olga Benário.
“Conhecemos o Santuário de Caaró, local onde houve combate entre nativos e padres jesuítas, e muitos padres vieram a morrer. Depois seguimos em direção a São Miguel, onde realizamos visitação histórica e guiada para depois, assistir o show Som e Luz, que sintetiza todas estas vivências”, destaca.
Para saber
Esses aldeamentos indígenas, também chamados de reduções ou missões, foram criados pela Ordem dos Jesuítas no fim do século XVII, a qual visava principalmente a catequização dos indígenas, pois, com a Reforma Protestante na Europa, a Igreja Católica foi em busca de novos fiéis.
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha