Terceira etapa de asfaltamento é concluída

Executivo já pavimentou 2,7 quilômetros na Vila Born e Storck. Valor aplicado chega a R$ 2,6 milhões

Após décadas de espera na poeira e no barro, finalmente os usuários e moradores do trajeto entre a BR-386, iniciando pela Vila Born até a ponte do Storck podem comemorar a chegada do asfalto.

Em três etapas o Executivo, com recursos próprios, conseguiu pavimentar até agora 2,7 quilômetros, desde o pórtico de entrada até as imediações onde mora a família Schumacher, logo acima da ponte sobre o Arroio Forquetinha. O valor aplicado até agora passa de R$ 2,6 milhões.

“Era um compromisso e um dever como prefeito realizar esta obra. Hoje temos um acesso pavimentado, tendo apenas alguns metros de estrada de chão para percorrer ainda até a rodovia ERS-421. Significa mais desenvolvimento, qualidade de vida, crescimento, segurança e menos custos em manutenção, tanto do trajeto como de veículos”, afirma o prefeito Paulo José Grunewald.

Ligação estratégica

Segundo o engenheiro responsável pela elaboração do projeto Everson Kerbes, a obra além de contribuir para o escoamento da produção agrícola do município, a pavimentação asfáltica dessa via será de extrema importância, pois servirá de ligação entre a BR-386 e o centro.

“Favorece a estrutura de transporte local, pois a mesma também é utilizada no transporte escolar, bem como a logística geral, tanto de usuários locais, bem como proporcionar um melhor conforto aos circunvizinhos da obra devido à eliminação da poeira causada pelas partículas de solo em suspensão devido ao tráfego intenso de veículos.”

Polo industrial

Para o secretário municipal de Planejamento, Indústria e Comércio, Vianei André Noll, esta obra de pavimentação é muito importante para a cidade. Além de promover a valorização das terras da localidade de Vila Born, irá zerar a manutenção da estrada e acabar com a poeira que antes era um grande problema.

“Também é preciso lembrar que a localidade fica muito próxima a BR-386 e que no futuro terá grande possibilidade de ser um grande polo industrial. Nós estamos fazendo a nossa parte, pois queremos ver nosso município crescer cada vez mais.”

“Estamos muito felizes”

O empresário e morador de Vila Storck, Élio Schvingel, comemora a chegada do asfalto na comunidade. Segundo ele, esta era uma reivindicação antiga, tanto das famílias como usuários da via de chão batida.

“Estamos muito felizes com esta melhoria. Com a pavimentação todos ganham, seja no acesso mais rápido e seguro, ou pelo bem-estar e mais qualidade de vida sem a poeira. Graças à administração municipal, que com coragem e visão assumiu o compromisso de fazer a obra.”

A filha Franciele auxilia o pai na produção de massas e pastéis vendidos para toda região. No mercado há 18 anos, acredita na redução de custos com a conclusão da obra.

“Utilizamos o trajeto com frequência para fazer as entregas. Agora com certeza a manutenção do carro será menor e ajudará a aumentar a renda, muito comprometida com a pandemia e o fechamento dos colégios e cancelamento dos eventos, principais destinos dos nossos produtos.”

Para saber

Primeira etapa