Doses são aplicadas em idosos acima de 85 anos. População é orientada a seguir cuidados como uso de máscara e distanciamento
Com um sorriso no rosto e um olhar de esperança, o casal Carlos, 96 e Leonida Grunewald, 88, da comunidade do Atlético foram os primeiros idosos a serem imunizados contra o coronavírus no município.
A Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social iniciou nesta sexta-feira mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19. As novas doses recebidas no início da semana são destinadas aos idosos com mais de 85 anos.
Para Carlos este é um momento de muita alegria. “Que todos possam ser vacinados e voltar a ter uma rotina mais segura. Temos muita fé de que tudo isso passará o mais rápido possível. E como em todos os momentos na vida, precisamos nos unir e respeitar todos os protocolos para preservar a saúde e a vida de todos.”
O filho Paulo destaca a importância dos idosos serem priorizados, pois são os mais vulneráveis. “É gratificante ver eles com saúde e agora imunizados. A gente esperou muito por isso. Agora torcemos pela nossa vez. Em 12 de junho completam 73 anos de feliz matrimônio. Sem dúvida a vacina é o melhor presente que a gente poderia desejar à eles.”
Conforme a enfermeira e responsável pela imunização no município, Maitícia Noll, no atual lote de 70 doses foi priorizado pelo governo do estado os idosos com 85 anos ou mais.
O grupo que receberá a vacina foi definido com ajuda das Agentes Comunitárias de Saúde. Quem não quiser aplicar a dose precisa assinar um termo onde abre mão de ser imunizado.
“Como ainda não temos vacina para todo mundo, e as doses chegam aos poucos, pedimos a compreensão, o bom senso e tranquilidade. A prioridade agora são as pessoas com mais idade.”
Regras para seguir
Maitícia destaca que o município segue rigorosamente as orientações do Estado e da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Lajeado. Segundo ela, existem grupos de risco que foram elencados e terão prioridade na vacinação. Estes foram definidos pelo Estado e serão vacinados conforme as vacinas chegarem.
“Até o momento não temos previsão ou informação sobre receber mais doses. Toda e qualquer novidade com relação a novo lote, público a ser vacinado ou qualquer outra informação importante, será comunicado ao setor de imprensa para divulgação à população.”
A Secretaria da Saúde, reitera que é necessário manter as medidas de segurança, como distanciamento, uso de máscaras, álcool gel, evitar aglomerações e manter todos os demais cuidados já conhecidos.
Os pacientes com sintomas devem entrar em contato por telefone no número (51) 3613-2328 para receberem as primeiras orientações.
Para saber
Casos confirmados – 40 Casos recuperados – 31 Testes realizados – 283 Casos descartados – 243Internados – 0 Famílias em acompanhamento – 14 Óbitos – 1
Leia mais em: https://agoranovale.com.br/geral/casados-ha-72-anos-carlos-e-leonida-recebem-vacina/?fbclid=IwAR1VR-hBGIt_GxccN-3DYoUuL6tmiuF1KtvyxRcXoqHDTIF2FQ9TibVTsrU
https://independente.com.br/forquetinha-vacinas-idosos-com-85-anos-ou-mais/
Fotos e Texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha