Casados há 72 anos, Carlos e Leonida recebem vacina

Doses são aplicadas em idosos acima de 85 anos. População é orientada a seguir cuidados como uso de máscara e distanciamento

Com um sorriso no rosto e um olhar de esperança, o casal Carlos, 96 e Leonida Grunewald, 88, da comunidade do Atlético foram os primeiros idosos a serem imunizados contra o coronavírus no município.

A Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social iniciou nesta sexta-feira mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19. As novas doses recebidas no início da semana são destinadas aos idosos com mais de 85 anos.

Para Carlos este é um momento de muita alegria. “Que todos possam ser vacinados e voltar a ter uma rotina mais segura. Temos muita fé de que tudo isso passará o mais rápido possível. E como em todos os momentos na vida, precisamos nos unir e respeitar todos os protocolos para preservar a saúde e a vida de todos.”

O filho Paulo destaca a importância dos idosos serem priorizados, pois são os mais vulneráveis. “É gratificante ver eles com saúde e agora imunizados. A gente esperou muito por isso. Agora torcemos pela nossa vez. Em 12 de junho completam 73 anos de feliz matrimônio. Sem dúvida a vacina é o melhor presente que a gente poderia desejar à eles.”

Conforme a enfermeira e responsável pela imunização no município, Maitícia Noll, no atual lote de 70 doses foi priorizado pelo governo do estado os idosos com 85 anos ou mais.

O grupo que receberá a vacina foi definido com ajuda das Agentes Comunitárias de Saúde. Quem não quiser aplicar a dose precisa assinar um termo onde abre mão de ser imunizado.

“Como ainda não temos vacina para todo mundo, e as doses chegam aos poucos, pedimos a compreensão, o bom senso e tranquilidade. A prioridade agora são as pessoas com mais idade.”

Regras para seguir

Maitícia destaca que o município segue rigorosamente as orientações do Estado e da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Lajeado. Segundo ela, existem grupos de risco que foram elencados e terão prioridade na vacinação. Estes foram definidos pelo Estado e serão vacinados conforme as vacinas chegarem.

“Até o momento não temos previsão ou informação sobre receber mais doses. Toda e qualquer novidade com relação a novo lote, público a ser vacinado ou qualquer outra informação importante, será comunicado ao setor de imprensa para divulgação à população.”

A Secretaria da Saúde, reitera que é necessário manter as medidas de segurança, como distanciamento, uso de máscaras, álcool gel, evitar aglomerações e manter todos os demais cuidados já conhecidos.

Os pacientes com sintomas devem entrar em contato por telefone no número (51) 3613-2328 para receberem as primeiras orientações.

Para saber

Casos confirmados – 40
Casos recuperados – 31
Testes realizados – 283