Agricultores fornecem alimentos para merenda

Criar novos hábitos, diversificar a lavoura e ter produtos mais frescos no cardápio são objetivos do programa

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello e de Educação Infantil Brincar Construindo consomem alimentos frescos e saudáveis na merenda escolar.

Após a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de possibilitar novas alternativas de renda para os agricultores, foi possível criar hábitos mais saudáveis, conforme a secretária da Educação, Cultura, Turismo e Desporto Deisi Mathias da Silva.

Para Deisi, a junção de comida saudável e frutas como sobremesa ou no lanche, é fundamental. “Levar mais qualidade de vida e bem-estar aos alunos é o objetivo, pois bons hábitos são seguidos para o resto da vida. Nossas refeições combinam nutrientes e vitaminas essenciais ao corpo e evitam excessos como o de sal e carboidratos”, observa.

A nutricionista Natália Valandro destaca a oferta de produtos frescos e produzidos sem agrotóxicos. “Temos diversidade e alimentos saudáveis. Estimulamos o consumo de frutas e verduras, extremamente importantes para o corpo”, entende.

Desde o final do ano passado, o café é preparado mais cedo e no período da meia manhã ainda é servida uma fruta. A mudança foi bem aceita pelos estudantes, afirma. Em 2018 foram aplicados R$ 26.867,68 na compra.

Mais renda

Um dos fornecedores é o agricultor Astor Trentini, de Arroio Abelha. Ao ser selecionado, a renda da família aumentou e foi possível diversificar a produção na lavoura. “Por mês o nosso rendimento passa de R$ 1 mil. É um excelente projeto”, destaca.

Tanto as hortaliças como as frutas são cultivadas sem agrotóxicos. No futuro, Trentini pretende buscar o selo orgânico e ampliar a área cultivada. “Oferecemos produtos frescos e sem nenhum tipo de veneno. Ajuda os alunos a ter um cardápio diversificado e no futuro optarem em comprar produtos mais saudáveis”, finaliza.

Foto Natália Valandro e texto Assessoria de COmunicação da Prefeitura de Forquetinha