Transporte de calcário beneficia produtores

Entre os mais de 40 programas de incentivo mantidos pela secretaria da Agricultura está o de transporte de calcário. Conforme o secretário Adair Pedro Groders, o material é levado de forma gratuita numa distância de 150 quilômetros até a propriedade do produtor. O limite por família é de 10 toneladas. “Auxiliamos na hora de distribuir”, acrescenta.


Para ter direito ao incentivo o agricultor precisa comprovar movimentação financeira no talão de produtor no ano anterior, ter a matrícula da área ou contrato de arrendamento, além de apresentar a análise de solo. Esta pode ser encaminhada com a Emater. Desde janeiro foram transportadas mais de 100 toneladas e 11 produtores beneficiados.


Economia


Para melhorar a pastagem onde mantém um rebanho de 43 vacas e cultiva milho para confecção de silagem, o produtor Nadaniel Bald, de São Vitor decidiu aplicar calcário. A falta foi detectada após análise feita com auxílio da Emater. “Queremos recuperar a terra e assim elevar a produtividade”, destaca.
Elogia o incentivo recebido. “Se tivesse que ter pago o frete teria gasto mais de R$ 1,6 mil. Este valor posso aplicar em outros projetos”, comemora.


Texto Giovane Weber – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha - Foto Mércio Ludwig/Divulgação