Iluminação de LED será instalada em avenida

Projeto traz mais segurança aos usuários e economia. Investimento alcança R$ 34 mil

Em breve devem iniciar as obras de instalação das lâmpadas de LED na Avenida Martin Luther, no centro. O projeto está finalizado e segue para o processo licitatório onde será definida a empresa que executará a obra e fornecerá os materiais.  


Conforme o secretário de Administração e Fazenda, Roberto Luis Müller, num primeiro momento serão colocados 12 postes entre o Posto de Gasolina do Tuia e a curva da comunidade evangélica. “Ao todo serão 12 lâmpadas. As antigas serão retiradas e colocadas em outros pontos. Além de trazer mais segurança, a tecnologia utilizada garante economia, pois gasta menos energia para iluminar mais”, explica.


Conforme o prefeito Paulo José Grunewald o objetivo do projeto é melhorar a iluminação. “As lâmpadas normais são muito fracas. Após a conclusão, teremos um trecho bem iluminado. Muitas pessoas caminham hoje no escuro e isso é perigoso. Além disso teremos menos gastos na manutenção”, destaca.  
A potência das lâmpadas será de 150 watts, com vida útil de 50 mil horas. O investimento, com recursos próprios, chega a R$ 34.655,18.     


Menos risco de acidente
Para o aposentado Carlos Ari Rieth, ter a rua mais iluminada ajuda a coibir assaltos, roubos e arrombamentos. “Já tivemos acidentes a noite, pois o trecho está com a iluminação precária. Sem dúvida é um bom investimento”, comenta.


O empresário Heitor Luiz Groders, concorda. Para ele, o novo modelo de iluminação embeleza a cidade e traz mais segurança, tanto no trânsito, como para pedestres. “De noite sempre é escuro e ficamos com medo de sermos assaltados na volta do trabalho. O risco de acidentes também é grande”, diz.


Fotos e Texto Giovane Weber – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha