Laboratório de informática qualifica ensino

Conteúdo das disciplinas é adaptado em forma de textos, gráficos, pesquisas e jogos educativos

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello começaram o ano letivo com uma aula diferente no currículo, a de informática. O conteúdo das disciplinas é adaptado em forma de textos, gráficos, pesquisas e jogos educativos.


Segundo o professor Lucas André Grahl da Silva, o projeto serve como um instrumento adicional ao professor, que pode ministrar a aula dentro da sala e reforçar o conteúdo por meio das ferramentas oferecidas pela internet. “Os alunos elaboram textos, slides, montam tabelas e fazem pesquisas. Tudo favorece o ensino”, opina.


O laboratório possui 15 computadores, que atende cerca de 30 alunos por turma. Os estudantes Renan Heineck e Estevan Groders, ambos do 5º ano, ressaltam a importância de ter acesso à tecnologia. “A pesquisa, os jogos, tudo ajuda a melhorar o nosso desempenho em sala de aula”, comentam.


Melhor compreensão


De acordo com a secretária da Educação, Cultura, Turismo e Desporto Deisi Mathias da Silva, a tecnologia acelera a comunicação, ultrapassa fronteiras e revoluciona o modo de intermediar o conhecimento entre aluno e professor. “A utilização do computador na escola facilita a compreensão e auxilia no aprendizado do aluno”, destaca.


No ambiente escolar a interatividade é um fator determinante para estimular o interesse do aluno pelo conteúdo apresentado. “É preciso estar sempre atualizado para manter a atenção e desenvolver novas habilidades, principalmente em eras tão digitais”, afirma.


Conteúdo


A internet pode ser uma ferramenta útil para fazer pesquisas, estudar, jogar e até mesmo compartilhar informações.

No entanto, o ambiente virtual também pode deixar os usuários expostos a uma série de riscos, por isso, segundo Deisi, se faz necessário usar a ferramenta com segurança. “Na informática educativa, o computador é utilizado como um instrumento auxiliar na construção do conhecimento”, diz.


Acesso é primordial


Para a diretora Adriana Meneghini Lermen o laboratório de informática é de extrema importância para que os alunos tenham acesso a tecnologia que é primordial nos tempos atuais. “As crianças e adolescentes atualmente interagem somente nos celulares. Com o laboratório aprendem a manusear no teclado, mouse, instrumentos de trabalho, preparando-os assim para o mercado de trabalho”, finaliza.

Foto e Texto Giovane Weber – Assessoria de Comunicação da Prfefeitura de Forquetinha