Projeto integra 130 moradores

Iniciado em março, o Programa de Estímulo à Prática de Exercícios Físicos envolve em torno de 130 pessoas, desde adolescentes à idosos. Entre eles está o agricultor Francisco Schwingel, 72, de Vila Storck. “Caminho uns 10 quilômetros por dia, mas nada substitui os exercícios da academia. Além de melhorar minha condição física e autoestima, ganhei mais disposição para encarrar o trabalho diário na propriedade”, comenta.


Além da produção de leite, dedica-se à produção de alimentos. Outra frequentadora assídua é a agricultora Sônia Welter, 64, do centro. Com problemas na coluna e joelhos, encontrou na prática regular de exercícios uma forma de amenizar as dores e melhorar a disposição. “Sempre queria fazer academia. Além de ficar longe, o valor cobrado era alto. Agora tenho a oportunidade de fazer do lado de casa, sem custos e com acompanhamento de profissional. É muito bom”, destaca.


“Praticar exercícios faz bem à saúde”


Conforme a professora  de Educação Física Mariel Machado Melo, o projeto integra cerca de 130 pessoas. Segundo ela, a prática regular de atividade física reduz o risco de adquirir doenças e eleva à autoestima. “A maioria das pessoas alega falta de tempo para a ginástica, mas com força de vontade dá para conciliar”, afirma.


De acordo com Mariel, exercícios regulares previnem e tratam uma série de males como a osteoporose, perda de memória ligada à velhice, ansiedade, depressão, problemas de coluna, derrame e pressão alta. “Cada hora dedicada a prática de alguma atividade física rende duas horas a mais de vida”, compara.

Vagas abertas

Podem se inscrever pessoas com idade acima de 16 anos. Para iniciar as atividades é preciso consultar um médico. As aulas acontecem de forma gratuita às quintas-feiras das 7h30min às 10h30min e das 13h às 15h. Nas sextas-feiras das 16h às 21h30min.

Existem vagas disponíveis em cada horário. Mais informações na Clínica, localizada ao lado do Posto de Saúde.

Fotos e Texto Giovane Weber - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha