Encontro alerta para risco do diabetes

O diabetes é uma doença crônica que afeta 422 milhões de adultos em todo o mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já considera o problema uma epidemia.
Para alertar a população sobre os riscos e a falta de tratamento adequado, a equipe da Secretaria de Saúde, Habitação e Assistência Social esteve reunida com os moradores de Arroio Alegre, na última semana.
A médica Zollianne Amaro Pena abordou os sintomas, causas, cuidados alimentares, importância da atividade física, tratamento e formas de prevenir o diabetes e a hipertensão arterial.
Conforme a secretária Heidi Grunewald, o projeto busca aproximar a população dos projetos desenvolvidos e trabalhar a prevenção de doenças. “Levar os profissionais para a comunidade é uma forma de alertar sobre o risco de doenças como o diabetes. Com isso promovemos um tratamento adequado e até prevenimos novos casos”, comenta.
O controle do peso e a prática de exercícios podem diminuir a probabilidade de desenvolver a doença. Além do sedentarismo e da dieta inadequada, hipertensão arterial e presença de doença cardiovascular são alguns dos fatores de risco.
Esta foi a quinta comunidade a sediar os encontros de saúde. As localidades de Bauereck, Araguari, São Vitor e Vila Storck receberam a equipe nos últimos meses.

Foto Maiara Born e texto Giovane Weber – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha